Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Notícias recentes

A 2ª Semana da Juventude e Desporto de Peso da Régua decorreu de 10 a 17 de junho.

Cerca de 1250 pessoas participaram ativamente nas propostas desportivas do Município, destacando-se, para além dos reguenses, cerca de três centenas de participantes de outros concelhos.

O primeiro dia desta grande iniciativa – 10 de junho, foi dedicado às crianças. O auditório exterior recebeu centenas de crianças que se dividiram entre jogos, insufláveis, karaoke, animação, na companhia de figuras da Disney.

Continuar...

A III Gala de Desporto de Peso da Régua realizou-se a 17 de junho. O Pavilhão Multiusos Municipal António Saraiva voltou a ser palco de um dos maiores eventos do ano.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Gala de Desporto de Peso da Régua distinguiu atletas nas categorias Atleta do Ano, Prémio Revelação, Prémio Dedicação, Prémio Incentivo, Equipa do Ano e Prémio Carreira. Este ano, a título excecional, foram homenageados atletas nas categorias de Árbitro do Ano e Piloto do Ano. As distinções reportam-se à época desportiva 2017/17.

A Gala de Desporto de Peso da Régua é uma iniciativa do Município em estreita parceria com os Clubes e Associações desportivas do concelho.

José Manuel Gonçalves, Vice-Presidente da Câmara Municipal enalteceu com orgulho o trabalho das Associações e dos Clubes, transversal a várias gerações de reguenses, do qual todos nos devemos orgulhar.

Continuar...

Nuno Gonçalves presidiu à cerimónia de abertura oficial da XX Feira do Livro do Douro, a qual decorrerá até 27 de maio, no recinto exterior da Biblioteca Municipal do Peso da Régua.
Para além do investimento na promoção do livro e da leitura, a Feira do Livro do Douro aposta numa programação cultural de qualidade com dança, moda, música, teatro e oficinas. O programa deste ano é especialmente vocacionado para o público infanto-juvenil, uma aposta clara no futuro.
A parceria com o Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia volta a proporcionar a vinda à Feira de todos os alunos do 1.º ciclo e ensino pré-escolar. A iniciativa alarga-se a todas as IPSS`s do concelho.
Raul Minh`alma, Thomas Bakk, Isabel Ricardo, Pedro Suarez e Daniel Completo são os escritores presentes na XX Feira do Livro do Douro. No palco do auditório ao ar livre da Biblioteca Municipal destacam-se os contos de António Fontinha, José Craveiro e Thomas Bakk, a música do Grupo de Gaiteiros de Monforte de Lemos, dos Hotteterre, da Academia de Música da Régua e de Daniel Completo, a dança das Dance Kids, a moda de R. Rolo, as marionetas da Companhia de Teatro Marionetas de Mandrágora e o teatro pela melhor companhia de teatro infantil do país – AtrapalhArte.
A abertura diária da Feira do Livro faz-se às 10H00. O encerramento é sempre às 24H00.

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia, Peso da Régua, participou no 12º encontro internacional de Clubes Europeus com o tema “Sharing is Caring” e na Parada Schuman, que tiveram lugar em Varsóvia, entre os dias 4 e 6 de Maio.
Esta iniciativa, realizada anualmente pela Fundação Polaca Robert Schuman, em parceria com a Fundação Evens, tem como objetivo incentivar os cidadãos europeus a participar ativamente no processo de unificação da Europa e na difusão do multiculturalismo e diversidade através da vivência e partilha dos valores da União Europeia.
Do programa constaram diversos workshops sobre a Europa e a União Europeia: identidade e importância de ser Europeu nos dias de hoje, valores da União Europeia, fragilidades da EU, o papel das Organizações Não Governamentais na defesa da cidadania europeia; assim como momentos de partilha sobre boas práticas e atividades dinamizadas nos diferentes clubes europeus dos dez países representados, espaços de discussão, bem como jogos e atividades lúdicas.
O Clube Europeu do AEJAC, dinamizado pela associação informal de alunos Avatar4ever, fez-se representar por dois alunos do 12º ano, turma A, Carolina Coelho e Nuno Araújo, acompanhados pela professora Martha Fernandes.
As múltiplas experiências vivenciadas ao longo destes dias por alunos e professores, assim como a vontade enorme de fazer a diferença na Europa enquanto cidadãos de um país mas, acima de tudo, enquanto cidadãos Europeus abrirão caminho a novas ideias e novas práticas, enriquecendo, desta forma, o trabalho fantástico que, diariamente, é realizado nos diferentes clubes europeus.

AVISO - OBRA EN2 - Ponte da Régua

Vimos por este meio informar que por impossibilidade de conclusão dos trabalhos necessários na EN2 - Ponte da Régua, a Infraestruturas de Portugal irá proceder a novo corte de trânsito da Ponte das 08h00 do dia 22 de maio até às 18h00 do dia 23 de maio.
Na certeza de que reconhecem a necessidade e importância da obra em curso, solicita-se a compreensão de todos.

O Município de Peso da Régua informa que, na próxima segunda-feira, dia 22 de maio de 2017, irão iniciar os trabalhos de reabilitação da rede de drenagem de águas residuais (saneamento) da zona do Peso. A empreitada inclui intervenção nas seguintes ruas:

Continuar...

As Piscinas Municipais do Peso da Régua abriram as portas ao Festival de Escolas de Natação. A iniciativa, que decorreu no dia 1 de abril, contou com a participação de 11 equipas e 227 nadadores, um número record de participantes, que encheu de orgulho os organizadores da prova, um sinal de que está em pleno crescimento o gosto pela prática da natação no concelho e na região.
Os jovens reguenses foram os mais medalhados, com um total de 39 pódios: 15 atletas classificados em primeiro lugar, 12 atletas classificados em segundo lugar e 12 atletas classificados em terceiro lugar.

Continuar...

Continuando a reconhecer a importância do Empreendedorismo enquanto ativo fundamental para o aumento da competitividade do tecido empresarial reguense e o crescimento da economia de base regional e local, o projeto CLDS 3G do Peso da Régua, que tem como entidade promotora a Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua, está a organizar o II Concurso Municipal de Ideias de Negócio, com a colaboração da Câmara Municipal do Peso da Régua e em parceria com o Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo e a ACIR. Tal como no ano anterior, o concurso é constituído por duas categoriasjovens estudantes, residentes no concelho do Peso da Régua, com idade mínima de 15 anos e a população reguense em geral, não estudante e com idade mínima de 18 anos.

O Concurso Municipal de Ideias de Negócio supramencionado realizar-se-á no dia 14 de maio de 2017, contemplando quatro fases:

Fase 1 (De 20 de março a 14 de abril) – Divulgação do regulamento do concurso e receção das ideias de negócio.

Fase 2 (De 15 a 23 de abril) – Seleção das ideias mais competitivas e inovadoras a apresentar ao Júri.

Fase 3 (24 de abril) – Afixação dos resultados no site e redes sociais do projeto CLDS 3G, do Município do Peso da Régua, bem como das restantes entidades parceiras do evento.

Fase 4 (14 de maio) – Sessão de apresentação das ideias pré-selecionadas ao Júri e divulgação dos vencedores.

As candidaturas deverão ser submetidas até às 18h00 do dia 14 de abril de 2017 para o projeto CLDS 3G, através do correio eletrónico  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Regulamento ( 470 KB) 

Formulário  ( 3,23 MB)

O Município do Peso da Régua assinalou o Dia Internacional da Mulher com uma homenagem às atuais funcionárias do mesmo, num total de 160 mulheres. No último ano do mandato, Nuno Gonçalves quis agradecer, de um modo especial, às mulheres que contribuem diariamente para que Peso da Régua seja um concelho de referência. O Autarca fê-lo de um modo sentido, sublinhando os diferentes papéis da mulher na sociedade portuguesa. Nuno Gonçalves agradeceu o trabalho, mas, sobretudo, a dedicação das mulheres que, na sua maioria, o acompanharam ao longo dos últimos doze anos, ajudando ao projeto coletivo de fazer de Peso da Régua um concelho melhor.
A cerimónia decorreu no Auditório Municipal do Peso da Régua.

Continuar...

A Câmara Municipal do Peso da Régua arranca com a primeira edição do Orçamento Participativo, uma medida que pretende estimular a participação dos cidadãos na definição de um trabalho orientado para o futuro do concelho. As sessões de divulgação nas freguesias começam a 29 de janeiro, em Sedielos. O Orçamento Participativo afeta a verba de 120 mil euros.

Depois de Sedielos, as sessões decorrerão de acordo com o seguinte calendário:

Continuar...

Manda a tradição que se cantem as Janeiras porta a porta, com quadras dedicadas aos senhores da terra. Em Peso da Régua, a tradição cumpriu-se, com a realização do XIV Encontro de Janeiras. O emblemático Teatrinho abriu as portas para receber dezenas de pessoas, que se juntaram para saudar o novo ano.

Continuar...

Durante largos anos, a população ambicionou a requalificação da estrada que faz a ligação a Covelinhas. A expensas próprias, a Câmara Municipal do Peso da Régua está a dar resposta a essa necessidade, executando a obra faseadamente. Até ao momento foram intervencionados  3 Km, os quais são atualmente percorridos de um modo mais cómodo e seguro.

Continuar...

Peso da Régua aposta na consolidação do território

A Assembleia Municipal do Peso da Régua aprovou por larga maioria o Plano e Orçamento para 2017, o qual marca a conclusão de mais um ciclo autárquico, o terceiro consecutivo com a mesma liderança e gestão.
Tal como se verificou nos anteriores, o trabalho deste período foi orientado em função do objetivo primordial de melhorar a qualidade de vida dos Reguenses, tendo, nesse sentido, sido aproveitadas todas as oportunidades, que se traduziram em benefícios reais.

Continuar...

A DRAPN e a CCDRN/Missão Douro irão promover sessões de esclarecimento relacionadas com a Reestruturação da Vinha na Região do Douro e o Programa VITIS.

Continuar...

Pelo décimo-segundo ano consecutivo, o Município do Peso da Régua organizou, de 11 a 18 de dezembro, o Natal Sénior nas freguesias. Sob o espírito de Natal, os seniores do concelho juntaram-se e celebraram a festa da família. Doze anos depois, o Município do Peso da Régua continua a estar mais perto daqueles que deram o melhor de si ao concelho e a quem Nuno Gonçalves agradeceu esse contributo fundamental.

Continuar...

A Câmara Municipal do Peso da Régua e a Associação Comerial e Industrial dos Concelhos de Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio juntaram-se para tornar o Natal dos reguenses mais mágico. A aposta volta a ser feita no comércio tradicional, incentivando as pessoas a comprar em Peso da Régua.

Continuar...

De 21 a 25 de novembro, as Piscinas Municipais do Peso da Régua comemoraram o quinto aniversário. Esta foi uma semana dedicada a todos os reguenses, que usufruíram gratuitamente de um conjunto de aulas temáticas, atividades únicas e momentos marcantes de partilha, amizade e atividade física.

Continuar...

Apoio ao desagravamento fiscal mantem-se

A Assembleia Municipal do Peso da Régua aprovou por maioria a proposta apresentada pela Câmara Municipal para fixação da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis, derrama e I.R.S. para 2017. O apoio ao desagravamento fiscal das famílias reguenses mantem-se.

Continuar...

Câmara Municipal aprovou Carta de Princípios

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a Carta de Princípios e Normas de Participação do Orçamento Participativo a implementar no ano de 2017.
O Orçamento Participativo do Município de Peso da Régua é uma iniciativa da Câmara Municipal que pretende aprofundar a recolha de contributos das instituições e dos cidadãos, na discussão e elaboração do orçamento público municipal.
Um dos objetivos desta medida é consolidar a ligação entre a autarquia e os seus munícipes e, consequentemente, aperfeiçoar a qualidade do processo democrático local.

Continuar...

Cinco anos após terem aberto ao público, as Piscinas Municipais do Peso da Régua foram distinguidas com o certificado de qualidade atribuído pela Federação Portuguesa de Natação. A avaliação da Federação incidiu na escola de natação (nível inicial) – liderança/coordenação; planeamento; recursos humanos; recursos materiais; parcerias; processo formativo; resultados (ensino- aprendizagem e clientes), reconhecendo e destacando o trabalho exemplar feito em cada uma destas áreas. A distinção das Piscinas Municipais do Peso da Régua foi feita no âmbito da Gala promovida pela Federação Portuguesa de Natação, no dia 5 de novembro, no Porto.

Continuar...